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A Persona realmente faz diferença para o seu negócio?

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Engraçado o primeiro contato que eu tive com o termo Persona não foi nada agradável, confesso que houve bastante resistência da minha parte. Por vezes  fiquei pensando e aquele negócio cujo o cliente pode ter de 05 a 95 anos?

Por exemplo, a maior parte  das pessoas que conheço gostam de chocolate e se eu vender chocolate? Quem será minha Persona? É um caso de se pensar, pois nessa situação ao definir o público alvo eu atinjo um número maior de pessoas.

Mas ai que mora o perigo, a idéia de Persona é justamente restringir o número de pessoas com quem você fala. Isso porque se você conseguir definir um cliente ideal, aquele cliente que você gostaria que fosse ao seu estabelecimento diariamente, ficará bem mais fácil a comunicação. Concorda?

Depois que eu descobri isso, percebi que a PERSONA é realmente fabulosa. Pense, é muito mais complicado você tocar emocionalmente uma multidão, do que uma única pessoa. Pois  com o discurso certo fica fácil você atingir aquela pessoa em especial. Afinal, o que toca você, pode ser diferente do que me apetece.

Por isso, sem dúvida alguma a PERSONA é essencial na sua estratégia de Marketing.

Falou, Falou e eu ainda não sei o que é Persona…

Deixa que eu te explico,  Persona  é uma maneira simples e rápida de definir seu cliente ideal. Ah! Ficou fácil….Não, infelizmente criar uma persona não é tão fácil assim.  A construção da persona não deve ser feita no achismo, ela é feita com base em pesquisa de mercado realizada com seu público atual.

Através dessa pesquisa vamos descobrir questões como idade, gênero, região que mora, do que gosta e do que não gosta, quais os objetivos e desafios dessa pessoa. Trata-se de conhecer a fundo o seu cliente. Depois de definir seu cliente ideal/persona é bem legal você dar um nome para ele, pois com isso você cria empatia e um contato mais real para quando executar suas ações de marketing.

Tá, mais depois de descobrir quem é minha Persona o que devo fazer?

Quando você conhece sua persona,  você passa a compreender melhor seu cliente, conhece seus anseios e desejos e pode oferecer as melhores soluções a ele.

Além disso, você passa direcionar seus post de blog, seu trabalho nas redes sociais e até criar e-books pensando nessa pessoa. Legal, né?

É muito melhor interagir com algo que nos identificamos, do que com algo distante, sem personalidade alguma. E é por isso que a persona é tão importante, pois ao conhecer a fundo seu cliente, você saberá o que falar e como falar. Criando empatia, identificação com o mesmo.

Uma dica bem importante é que você pode definir mais de uma persona, caso seu  público alvo seja grande ou você ofereça uma variedade de produtos ou serviços, é bem legal e aceitável nesses casos ter mais de uma persona.

Afinal, a intenção é sempre enviar a mensagem certa para a pessoa certa, pois assim as chances de sucesso sempre serão maiores.

Ainda está achando complicado?

Existem diversos geradores de personas na web, vou deixar aqui o que nós usamos e que você também pode usar: https://geradordepersonas.com.br/

Agora é só você definir sua persona e sua estratégia de marketing. Se precisar de ajuda, é só chamar!

Vitor Santos

CEO Vento Soluções em Marketing

 

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