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Marketing de Diferenciação – Entregue valor para seu cliente

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Em um mercado cada vez mais competitivo se destacar não é uma tarefa fácil. É preciso encontrar maneiras de se diferenciar para atrair seu cliente. E, é por isso que cada vez mais o Marketing de Diferenciação  ganha mais adeptos.

Quer saber um pouco mais sobre Marketing de Diferenciação? Continue a ler nosso post e não esqueça de deixar seu comentário. Afinal ele é muito importante!

 

Mas o que é Marketing de Diferenciação?

A idéia é usar ações de Marketing para se destacar frente à concorrência, porém é preciso criar uma vantagem competitiva que diferencie a sua marca da concorrência. E é ai que está o pulo do gato. As grandes marcas sabem muito bem como utilizar o Marketing de Diferenciação.  Mas será que você também sabe?

Vejamos alguns exemplos:

Até muito pouco tempo atrás encontrávamos picolé em qualquer lugar  e para se destacar nesse mercado você precisaria de um produto de qualidade  e um preço bom. Veja que independente do produto que você trabalha, se você deseja permanecer no mercado entregar qualidade é fundamental, então a briga passa a ser essencialmente por preço.  Mas voltando ao picolé, um belo um dia alguém resolve se destacar e para isso cria um nome diferente: Paletas Mexicanas. Ah! Mas não são picolés, são paletas mexicanas você poderia dizer. Será!? O produto é o mesmo, mas a grande sacada foi a troca do nome e daí surgiu a diferenciação que permitiu um mercado único, onde não há mais briga por preço e sim o desejo de aquisição independente do preço e criou-se uma nova experiência para o consumidor.

As grandes marcas já perceberam que ao se posicionar no mercado de forma diferente, elas acabam se destacando, mesmo que o produto vendido seja  essencialmente o mesmo. Quando se consegue atingir essa diferenciação o preço já não importa. A venda passa ser emocional, pois você está trabalhando o desejo do cliente de ter algo diferente.

Será que vale a pena investir em Marketing de Diferenciação?

Não se iluda se diferenciar não é nada fácil. Principalmente quando estamos habituados a fazer a mesma coisa, e resistimos às mudanças, nesse caso a diferenciação pode ser complexa. Mas não é impossível, com boa vontade você consegue se destacar.

O primeiro passo é criar relevância para sua marca, isso gera credibilidade e lealdade dos consumidores.  Você precisa se tornar uma autoridade do seu segmento, esteja sempre atento as novidades, leve conteúdo de qualidade aos seus clientes, busque inovação, observe comportamento de compra do seu consumidor.  Se antecipe aos desejos dele. Como? Escute atentamente as suas necessidades e entregue mais do que ele esperava.

Com todas essas informações, você consegue traçar uma estratégia de diferenciação. Mas, talvez somente essa estratégia não seja suficiente, mas certamente já será um começo. Afinal, de alguma forma você já estará se destacando. E já não precisará mais copiar a concorrência.

Então respondendo a pergunta sim vale à pena investir em Marketing de Diferenciação.

 

Mas como começar o Marketing de Diferenciação?

Primeiramente, você precisa decidir que não deseja mais fazer uma venda básica, onde o único diferencial é o preço. Você precisa entregar valor agregado ao seu cliente, mexer com emocional dele, criar desejo e assim não precisar mais brigar por preço. Mas, como farei isso?

Preocupe-se com a imagem do seu produto e da sua marca, crie uma experiência agradável no processo de compra, seu  cliente precisa saber que está comprando algo único, ter a sensação que foi feito para ele, você precisa entregar valor ao seu cliente e ele precisa perceber isso. Assim ele cria uma nova memória em relação a sua marca e ai, você já começou a se destacar.

Então, agora é o momento certo de você se perguntar que experiência eu estou entregando ao meu cliente?

Será que a minha identidade visual é assertiva? Como minha empresa é vista na internet? Quais são minhas avaliações? Como é a embalagem do meu produto? Como estou me relacionando com meu cliente?

Se você consegue criar uma nova experiência, você cria novas memórias, uma nova percepção de valor e seu cliente sempre lembrará de você. Então eu te pergunto que experiência você está levando ao seu cliente?

O Marketing de Diferenciação é uma grande oportunidade, seja ousado e comece a mudar o seu negócio hoje mesmo!

Precisa de ajuda? Entre em contato que eu posso te dar umas dicas!

 

Vitor dos Santos

CEO

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